Filhotes de Golden Retriever

Origem do Golden Retriever

De onde ele veio? Esse elegantíssimo cãozinho tem sua origem na Escócia, no século XIX. Devemos a existência desse cãozinho ao entusiasta da cinofilia, Lord Tweedmouth. Esse Lord escocês buscava criar um cão que fosse capaz de buscar, por terra e por mar, os animais abatidos (durante a caça, esporte popular na época). Mas ele criou muito mais do que um cão de busca, ele criou um cachorrinho dócil, inteligente e muito divertido; que se tornou um dos cães mais queridos por todo o mundo.

Filhote de Golden Retriever
Golden Retriever esbanja alegria

Por que ter um filhote de Golden Retriever?  

Mesmo já adulto, o Golden Retriever, mantém seu jeito curioso e brincalhão de sempre.

Esse cãozinho é ideal para famílias, afinal, ele é muito brincalhão, carinhoso, inteligente, dócil e fiel. Ele é naturalmente sociável, porém é importante colocá-lo em contato com crianças e outros bichinhos desde filhote.

Ao adotar ou comprar um filhote de Golden Retriever, você não terá apenas um bichinho de estimação e, sim, um novo membro na família. Ou seja, o filhote não deve ser deixado do lado de fora! Ele gosta de estar junto de todos, ao contrário pode ficar triste e até depressivo.

Inclusive, por ser tão dócil, ele é uma negação no requisito cão de guarda, mas também pode ser uma opção interessante para alguém que procura um companheiro nos esportes e caminhadas, principalmente esportes que envolvam água, pois esses cãezinhos amam nadar, afinal, eles são muito espertos e ativos.

Afinal o filhote de Golden é fofo ou não?

Créditos : https://pixabay.com/pt/golden-retriver-filhote-de-cachorro-1622238/

Fofo é pouco para descrever esse filhote! Além desse jeitinho irresistível ele é simplesmente lindo e, inegavelmente, fofo.

Com seu longo pelo, que pode ser liso ou ondulado, e suas cores cativantes, que podem ser creme, dourado claro, dourado ou dourado escuro, esse pequeno filhote vem conquistando cada vez mais corações.

 

 

 

O super – Golden Retriever 

Esse cãozinho, com sua aparência cativante e seu jeitinho apaixonante, parece ser o filhote perfeito, não tem como melhorar, certo? Errado. Como se tudo isso não fosse o suficiente, o Golden é um super-herói!

Por causa do seu porte forte e sua mordida suave, ele é usado por bombeiros para auxiliar no combate ao fogo e resgatar vítimas de soterramento. Muitas pessoas já tiveram sua vida salva por um Golden Retriever.

Como são muito inteligentes, obedientes e gentis; eles também podem desempenhar o papel de cão guia.

Por terem esse jeito dócil e brincalhão, eles também são utilizados por ONGs (Organização não governamental) e alguns projetos para alegrar crianças que estão internadas em hospitais.

De olho na saúde do filhote

Retriever um verdadeiro Lord

Quando bem cuidado, um Golden Retriever pode viver de 10 a 13 anos. Ele deve ser levado ao veterinário com frequência para fazer checkup e exames, principalmente exames de quadril, cotovelos, olhos e exames cardíacos. Também é essencial garantir que a vacinação do seu filhote esteja em dia.

Como qualquer cão de grande porte (ou médio nesse caso) o Golden está pré-disposto a ter certas doenças, como: displasia de quadril, displasia do cotovelo e catarata.

Deve ser vermifugado de 30 em 30 dias até que ele complete seis meses. A partir dos 6 meses, o processo deve ser repetido de 3 em 3 meses.

Saiba mais sobre outras raças de cachorros

Alimentando seu filhote

A partir dos 45 dias, o seu filhotinho já pode começar a comer ração, mas lembre-se, ele é um filhote e não deve comer uma ração para cães adultos, até os três meses o filhote deve ser alimentado quatro vezes por dia, a partir dos quatro meses, ele deve ser alimentado apenas três vezes por dia.

É importante manter uma dieta balanceada e horários fixos para cada refeição. Afinal, o Golden Retriever é muito guloso e tem tendência a engordar. É interessante lembrar que ele pode facilmente ter sobrepeso e sofrer com os problemas decorrentes da obesidade.

Sempre limpinho e cheiroso

A partir dos 45 dias, o filhote já está pronto para receber banhos semanais ou quinzenais com shampoo neutro, porém esses banhos não devem  envolver shampoos anti-pulgas antes do filhote completar 6 meses, pois ele pode ser intoxicado. Durante o banho, tampe os ouvidos dele com algodão, e use sempre água morna, afinal, ninguém gosta de banho frio.

Esse pequeno pode escapar com tranquilidade da tosa, sendo que esta não é essencial para essa raça. Mas, se você não quer um monte de pelos espalhados pela casa, ele deve ser escovado regularmente. Também é importante cortar as unhas de seu filhote e limpar suas orelhas com frequência.

Como adestrar um filhote de Golden?

Está aí uma tarefa difícil, afinal, embora ele seja muito inteligente e obediente, (não é a toa que ocupa o quarto lugar no ranking de inteligência) no entanto é muito distraído, portanto perseverança e paciência são duas coisas indispensáveis na hora de adestrar esse cãozinho.

O método mais seguro e fácil de treiná-lo é utilizar recompensa / não recompensa. Ou seja, se ele faz algo certo ganha um prêmio caso o contrário; não ganha o prêmio.

Saiba mais como cuidar do seu filhote http://filhotesdecachorros.com.br/cuidados-com-os-filhotes/

Quer saber mais sobre Saúde do filhote acesse: http://www.claudirfreitas.vet.br/Especialidade.html

Crédito das imagens: Pixabay

Deixe uma resposta