Filhote de São Bernardo

Nós que adoramos cães sabemos que eles são os melhores Pets, hoje vamos falar sobre uma raça muito especial e muuiiiiiiito grande, trata-se do filhote de São Bernardo, Saiba mais sobre por que os cães são considerados os melhores animais de estimação

Esse gigante peludo é descendente de cães nativos dos Alpes Suíços e de antigos cães romanos, os Molossian. Ele tem sua origem na Suíça e era utilizado por monges do Hospice st. Bernard, que era uma espécie de pit stop para viajantes que iam da Suíça para a Itália e vice versa, para resgatar pessoas feridas ou perdidas nas montanhas.

Filhote de São Bernardo “Anjos dos Alpes”

O Rei dos Alpes
O Rei dos Alpes

Estes cães eram muito bons em encontrar viajantes perdidos e, quando encontravam, eles lambiam o seu rosto e se necessário deitavam ao seu lado para aquecê-lo e reanima-lo. Por isso, ficaram conhecidos como “Anjos dos Alpes”.

Renascendo das cinzas:

Por causa de doenças, guerras, cruzamentos irresponsáveis etc. A raça São Bernardo chegou muito perto de serem extintos. Para evitar que isso acontecesse, eles foram cruzados com cães da raça Newfoulands. O que os tornou desqualificados para o resgate na neve, por isso os monges o exportaram para a Inglaterra.

Com esse cruzamento, surgiu a versão do São Bernardo que conhecemos hoje. Maior e com o pelo mais longo, o que simplesmente aumentou ainda mais sua fofura.

Quase 100 kg de puro amor – Gigantes São Bernardo

Muuuuito amor envolvido
Filhote de São Bernado

Esse gigante pode ter pelo curto ou longo e podem ter porte médio ou grande. Eles são “malhadinhos” e suas cores podem variar entre: branco com manchas marrom-avermelhado ou branco com manchas marrom-amarelado.

Apesar do seu porte intimidador, O Filhote de São Bernardo é muito dócil, brincalhão, sociável e fiel.  ele tem muita paciência com crianças pequenas e se dá bem com outros animais. Gosta de estar perto da família e simplesmente não vive sem carinho e atenção. Ele não é um cachorro de quintal e PRECISA ficar dentro de casa.

Apesar desse jeito amável e carinhoso, quando necessário, O cachorro São Bernardo sabe ser muito protetor, portanto dá um excelente cão de guarda.

Ele até pode ser criado em apartamento, porque é muito preguiçoso. Mas, é importante que ele faça exercícios todos os dias porque tem tendência a ficar obeso. Sem falar que, por ser tão grande, ele pode fazer muita bagunça.

Eles precisam de espaço para brincar, mas não devem estar constantemente ao ar livre por que, em consequência de sua pelagem densa ele não se dá bem com o calor.

Higiene e estética do Filhote de São Bernardo

         Escová-lo semanalmente é muito importante, tanto para a estética e higiene como para a saúde do filhote. Afinal, eles tendem a perder muito pelo e escová-lo previne a formação de nós em sua pelagem.

         A partir dos três meses, o filhote já está pronto para receber banhos quinzenais. Lembre-se sempre de tampar as orelhas do filhote com algodão.

         Ele é meio babão, por isso é muito importante escovar os dentes do “cãozinho”.

Cuidados com a Saúde do Filhote

É essencial que as vacinas do filhote de São Bernardo estejam em dia e que você o leve ao veterinário com frequência.

Ele deve ser vermifugado aos 21, 36 e 49 dias de idade. Depois, você deve repetir o processo de três em três meses até que o filhote complete um ano. Depois desse período, ele deve ser vermifugado uma vez a cada seis meses.

O Pequeno grande Filhote

Como todo cão de porte grande, Cães da raça São Bernardo São pré-dispostos a ter algumas doenças, como: displasia de quadril e de cotovelo, problemas cardíacos e irritações oculares. Também, em consequência de suas orelhas “caídas”, ele pode sofrer infecções nas mesmas. É aconselhável realizar, frequentemente, exames de quadril, cotovelo, cardíacos e de vista.

Nunca faça caminhadas muito longas ou quando estiver muito sol com o seu cachorro; isso pode leva-lo a exaustão.

Exercícios e caminhadas são importantes, mas somente depois que o cachorro completar dois anos; quando estará forte o suficiente, pois seu período de crescimento varia de 18 a 24 meses! Até lá, brincadeiras e caminhadas curtas bastam.

Alimentação do Filhote

Esse cachorro tem tendência a ficar obeso, portanto é importante manter uma dieta balanceada.

Não se esqueça de que, até os doze meses, o seu filhote deve consumir uma ração específica para filhotes.

Até os doze meses a quantidade de ração que o filhote deve consumir varia entre 90 e 610 gramas. Seu filhote deve ser alimentado de duas a três vezes por dia. Deixe sempre uma tigela de água à disposição.

Como adestrar um São Bernardo

É indispensável que São Bernardo seja adestrado ainda filhote porque, quando ele crescer, vai ficar muito difícil de controla-lo, por conta do seu tamanho. Você deve ser persistente, apesar de obediente, quando quer, o Filhote de São Bernardo pode ser muito teimoso.

Comece ensinando a ele coisas básicas, tais como: fazer as necessidades no lugar certo, não destruir objetos alheios etc. A partir dos oito meses, você já pode começar a treiná-lo para obedecer a comandos (senta, fica etc.) se possível, com a ajuda de um profissional.

 

Saiba mais sobre filhotes de cachorros

 

Deixe uma resposta