Conheça o filhote de Pug

Filhote de Pug
Filhote de Pug

Não se sabe ao certo quem foram os antecessores desse cachorrinho, mas sabe-se que surgiram na China Antiga, por volta de 1700 a.C. . Os primeiros registros de um Pug  foram feitos pelo imperador Kang hsi, autor de um dicionário que continha todos os símbolos chineses da época, onde foram encontradas duas possíveis referências a esse pequeno: “Cães com pés curtos” e “ um cão com uma cabeça curta”.

 

8 quilinhos de muita fofura – este é o seu Filhote de PUG

Apesar de seu porte pequeno o Pug é, indiscutivelmente, um dos melhores cães de companhia que você vai encontrar. Com um Pug em sua vida, o que não vai faltar é alegria e muito pelo espalhado!

Esses filhotes são os típicos “catataus”, baixinhos e gordinhos, pesam entre 6 e 8,1 Kg.

Eles são perfeitos para quem mora em apartamentos, pois são pequenos, não precisam de muito exercício, silênciosos, e precisam ficar dentro de casa. E adoram colo!!!

Ele é muito leal, brincalhão, apegado ao dono e sociável. Apesar de serem naturalmente sociáveis, é importante que ele seja acostumando desde filhote com a presença de pessoas e de outros animais. Às vezes, ele pode ser um pouco teimoso e meio preguiçoso, mas não é nada que um pouco de pulso firme não resolva!

Para completar esse pacotinho de fofura, o adorável comportamento desse cãozinho ainda vem acompanhado de uma aparência encantadora! Com essa carinha gordinha e enrugada, cores estonteantes e muito variadas (bege, prateado, damasco e preto), esses olhinhos pretos e cheios de vida, e esse pelo curto e macio que quase não para no corpo, o Pug encanta a qualquer um!

Cuidados com o seu filhote – Sempre cheiroso e limpinho!

hora do banho do Pug

Você deve dar o primeiro banho no seu filhote 1 ou 2 semanas depois que ele tiver tomado sua última vacina. Utilizando um shampoo apropriado e água morna ( afinal, ninguém gosta de banho frio!).

Por ter esse carinha todo enrugada, é necessário que as “ruguinhas” sejam limpas de 3 em 3 dias. Lembrando sempre de secá-las muito bem, para evitar infecções.

Por questões de limpeza e estética, é importante que você escove seu filhote de Pug pelo menos uma vez por semana. Não se esqueça de dar uma atenção a limpeza das orelhas de seu bichinho.

Esses olhinhos saltados, que são cativantes para nós, são um eterno problema para o cãozinho, se não forem limpos corretamente. Para evitar que seu Pug perca a visão, ou até mesmo os olhos, limpe-os frequentemente com soro fisiológico e fique atento para ver se há algum machucado ou secreção. 

Mantendo a ordem e a forma Pug

Durante seu primeiro ano de vida, o seu filhote deve ser alimentado de 3 a 4 vezes por dia com uma ração específica para filhotes. Sempre respeitando horários e, de preferência, consultar um veterinário para estabelecer a quantidade de ração que seu cãozinho deve ingerir. Não se esqueça de que ele tem tendência a engordar, portanto deve ter uma dieta balanceada. A ração em bolinhas pequenas facilita a mastigação.

Por ser um cãozinho braquicefálico (possuem focinho achatado), o Pug não deve ser submetido a corridas, longas caminhadas e exercícios que envolvam pular, principalmente em dias de calor. Lembrando que ele só deve sair para passear após a finalização do ciclo de vacinas e vermífugos.

Cuidando da Saúde do pequeno Pug

É indispensável que seu filhote esteja com as vacinas em dia e que você o leve ao veterinário com frequência.

Fique de olho nas “dobrinhas” da pele do Pug, se elas estiverem sujas ou acumularem sujeira, pode causar dermatite na pele do filhote.

Não o deixe exposto a altas temperaturas e tome cuidado para não deixa-lo exausto, os exercícios são importantes, mas sempre que notar fadiga no seu cãozinho pare a atividade.

 

 

Conheça mais filhotes de focinho curto;

Deixe uma resposta